O poeta e o lógico

|

"O poeta pede para colocar sua cabeça nos céus.
É o lógico quem busca colocar os céus na cabeça.
E é a sua cabeça que racha."
Chesterton em 'Ortodoxia'.


Ainda que muita gente boa tenha suado a camisa para tornar a fé lógica, e ainda que muitos tenham obtido relativo sucesso na empreitada (basta conhecer alguns livros de C. S. Lewis como "Cristianismo Puro e Simples" e "Milagres"), é definitivamente a poesia e a arte que melhor podem nos aproximar daquilo que chamamos de 'divino'.

Ainda que os teólogos se desbobrem em suas sistematizações, e ainda que obtenham algum sucesso nesse árduo trabalho, jamais chegarão tão perto do Eterno quanto nos pode levar a música.

Já escrevi sobre os textos que mais me influenciaram no trecho mais recente da trilha que venho, aos trancos e barrancos, tentando percorrer. A lista precisa ser atualiza, por certo, porque já li outras coisas incríveis desde o último relato. Mas recentemente, influenciado pela prosa, percebi que faltava na minha lista poesia. Assim como descobri vida inteligente na prosa cristã, preciso espalhar a boa nova de que existe sensibilidade e criatividade na poesia desse país lamentavelmente gospelizado. É preciso compartilhar os lampejos de luz que irradiam de poetas sensíveis no meio da densa treva dos ministérios de louvor e seus mantras nauseantes.


Aos poucos queremos mostras essa gente, sua música e poesia, aqui no blog. Vamos ver até onde vamos.


Compilação de texto original do blog A TRILHA

1 comentários:

Anônimo disse...

então galera meu nome é Heber (Hebr de Souza) e tenho um trabalho de MPB contemporânea. Se puder agregar meu link aí! será um prazer estreitar laços! www.myspace.com/heberdesouza

Bjos a todos e à essa iniciativa!

Obs.: Tbm to enviando meu msn para melhores contatos.
MSN: heberdesouza@msn.com